Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Crónicas de um Batom

Um blog para expressar os meus gostos sobre tudo e sobre nada.

As Crónicas de um Batom

Um blog para expressar os meus gostos sobre tudo e sobre nada.

10 alimentos que fazem mal á pele

Olá meninas, 

Recentemente falei-vos aqui de alimentos que fazia bem á pele, hoje é exatamente o contrário vou deixar-vos aqui alguns aliementos que são prejudiciais á pele principalmente para quem já tem uma pele bastante fraquinha.

 

1- Bolachas de Arroz

Dizia-se que eram os ‘snacks’ preferidos das top-models, mas a verdade é que estão cheios de açúcar, o que provoca o envelhecimento precoce da pele. Ter demasiado açúcar no sangue faz com que as moléculas de glicose se unam às proteínas de colagénio - uma proteína que faz bem à cútis – formando moléculas que destroem a pele chamadas Advanced Glycation End products (produtos que possuem um processo avançado de glicação - processo de soma entre uma proteína e um hidrato de carbono sem a acção controladora de uma enzima). Estas fazem com que haja um aumento de rugas e uma diminuição da elasticidade da pele.

 

2- Queijo Azul

Este alimento pode causar vários problemas de pele, provavelmente devido à quantidade de gordura que possui. Vários cientistas defendem que a gordura saturada aumenta os níveis de ómega-6, que compete com o ómega-3. Se os níveis destas duas gorduras não estiverem equilibrados, começam a surgir inflamações e acne.

 

3- Leite

O consumo de produtos lácteos aumenta a atividade inflamatória da pele e, eventualmente, causa acne.

 

4- Açúcar 

Por mais que nos custe aceitar, o açúcar é um dos principais obstáculos para ficarmos com uma pele saudável. É que os alimentos muito açucarados são os que mais envelhecem os tecidos cutâneos e acelera o aparecimento de rugas. Isso ocorre porque danifica as reservas de colágeno e elastina, que são dois de os principais produtos químicos responsáveis por preservar a pele macia e suave.

 

5- Carne Vermelha

Este alimento está muitas vezes ligado ao aumento da vermelhidão da pele, devido ao aumento dos níveis de testosterona. Assim, as pessoas mais sensíveis a esta hormona masculina têm uma maior probabilidade de desenvolver este problema

 

6- Alcool

O consumo habitual de álcool também tem efeitos devastadores sobre a pele. É que o álcool impede a absorção de água por parte do organismo. O resultado? Um grande desidratação e uma pele seca. O álcool também dilata os vasos sanguíneos e, portanto, faz com que sua pele fique mais opaca

 

 

7- Refrigerantes

O refrigerante é puro açúcar ou adoçante artificial, além de conter muitos produtos químicos prejudiciais, muito mais que o nosso corpo é capaz de lidar. A elevada carga de açúcar estimula uma cascata de eventos no corpo, iniciando com ganho de peso, resistência à insulina, diabetes e problemas cardiovasculares. Com relação à pele, o alto consumo de açúcar faz com que a pele perca a elasticidade, ficando, portanto, flácida e com rugas.

 

8- Café

 

O consumo de café atrapalha o funcionamento das glândulas suprarrenais, responsáveis pelo cortisol que é o hormônio que regula o stress. O café também afeta o metabolismo da glicose que, consequentemente, provoca resistência à insulina. Adicionar leite e açúcar ao café torna a bebida em uma tripla ameaça para a pele, sem mencionar os outros produtos químicos encontrados em uma xícara de café, os quais prejudicam o corpo e a pele, como a acrilamida, considerada substância cancerígena.

 

9- Fritos

 O consumo de frituras não é apenas um problema quando se busca perder peso, mas também quando se quer ficar com uma pele jovem. É que estes tipos de alimentos promovem a acumulação de gorduras na pele e em todo o corpo.

 

10- Sal

O açúcar é bastante mau para a saúde da pele, sim, mas seu antagonista, o sal, não fica muito atrás. Isso faz com que nossa pele se inche e nos faz sentir pesados. Para piorar, muitas vezes também pioram a acne. Portanto, não exagere no sal. Antes de colocar qualquer alimento em seu carrinho, analise seu rótulo.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Alzira Costa 02.11.2015 12:54

    Como eu te percebo adoro café, e descobrir que faz mal á nossa pele é uma facada!
    Beijinhos
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.