Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Crónicas de um Batom

Um blog para expressar os meus gostos sobre tudo e sobre nada.

As Crónicas de um Batom

Um blog para expressar os meus gostos sobre tudo e sobre nada.

Desafio na Cozinha

Olá meninas, tenho andado a correr e por isso ainda nao tive tempo de parilhar isto com vocês.

Sempre gostei de cozinhar principalmente doçaria, bolos, bolinhos, biscoitos, doces, batidos é uma das minhas paixões, mas nunca tive muito tempo, mas na semana passada fiz comigo mesma um desafio de que todas as semanas iria tirar um tempinho para cozinhar algo de bom.

A semana passada comecei com uma receita de queijada de leite, ficaram deliciosas e a receita deu para fazer quase umas 30 queijadas, por isso se quiserem experimentar mas não quiserem tantas diminuam á quantidade dos ingredientes. Desculpem não pôr nenhuma foto das queijadas mas não tive tempo é que elas desapareceram  num instante aqui por casa, mas deixo-vos aqui a receita, quem gostar que aposte que ficam realmente boas.

 

Ingredientes:

- 200g de farinha

- 1L de leite

- 800g de açúcar

- 100g de manteiga

- 4 ovos grandes (eu não tinhas ovos tão grandes por isso pus 5 normais)

- Margarina para untar

- Farinha para polvilhar

- Açúcar em pó para polvilhar (não polvilhei com açucar porque achava que iria ficar demasiado doce)

 

Preparação:

Deite a farinha para uma tigela, junte o açúcar e misture. Adicione depois o leite morno, a manteiga amolecida e os ovos e mexa muito bem.

Unte forminhas com margarina, polvilhe-as com farinha e distribua a mistura anterior (não tinha formas sufecientes para toda a mistura por isso fiz duas idas ao forno e no final como ainda tinha algumas mas queria me despachar pus algumas em formas de papel ficaram mais pequenas mas ficaram boas na mesma e é uma boa forma de aproveitar e fazer ainda mais quantidade) . Leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até ver que estão a ficar cozidas e douradas nas margens .

Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer, sirva povilhadas com um pouco de açúcar em pó. (como disse não pus o açúcar elas estavam muito boas assim e não achei necessário, mas se quiserem ponham.

 

Pronto esta foi a receita da semana passada, mas aproveito para vos mostrar já a desta semana e desta vez não me esqueci de tirar umas fotos, a receita foi tirada do blog Morning Dreamsa receita é de um bolo sem farinha coisa que nuna tinha ouvido falar mas decidi experimentar.

Por isso deixo-vos aqui a receita e umas fotos de como ficou o meu bolo, agora experimentem vocês e depois digam algo.

Para a massa:

Ingredientes:

- 6 ovos

- 6 colheres de sopa de chocolate em pó

- 8 colheres de sopa de açúcar 

- 2 colheres de chá de fermento em pó

- 3 colheres de sopa de óleo

-100g de coco ralado

 

Preparação:

Comecem por bater os ovos com o açúcar até formar uma massa homogénea e juntem o óleo mexendo muito bem. De seguida, acrescentem o chocolate em pó e o fermento, mexendo muito bem. Por último juntem o coco e mexam manualmente. Levem ao forno a 180º por 30 minutos. 

 

Para a cobertura:

Ingredientes:

- 1 pacote de natas para bater

- 3 colheres de sopa de açúcar

- 50g de chocolate de culinária

- 3 colheres de sopa de leite 

-1 colher de sopa de margarina

- limão

 

Preparação:

Começando pelo chocolate, num recipiente que possam levar ao lume, coloquem o chocolate, o leite e a margarina. Mexam bem até o chocolate estar bem derretido e formar um creme. Deixem arrefecer.

Quando o bolo estiver pronto e frio, batam as natas com o açúcar e algumas gotas de limão. Se não gostarem do sabor do leite (que se sentem nas natas) ponham mais sumo de limão, ou troquem as natas por chantilly. Cubram o bolo com as natas, raspem a casca de um limão (a quantidade que vos agradar) e, por fim, coloquem o chocolate.
 

IMG_2939.JPG

 

IMG_2941.JPG

 

IMG_2943.JPG

 A apresentação ficou um bocado discuidada, não sou muito boa nessas coisas. Mas pronto o bolo ficou muito bom, agora já sabem todas as semanas vou fazer algo por isso se tiverem alguma receita que queiram partilhar digam-me e pode ser que um dia a vejam aqui.

Bjinhos

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.